terça-feira, 5 de março de 2019

Brincar é coisa séria!!!

Para todos nós, as crianças sempre estão em primeiro lugar. Mas o que está em primeiro lugar para a criança? Pergunte para qualquer uma e a resposta certamente será: "Brincar".

Você com certeza já ouviu aquela famosa frase: "Agora não é hora de brincar"? Será que a criança consegue separar suas demais atividades do brincar, ou o brincar é uma forma de desenvolver as suas atividades? Pasmem!!! Ao brincar a criança não está apenas se divertindo, brincando ela explora, cria e constrói o seu mundo. Tudo para criança faz parte do brincar. 

E todo avanço tecnológico que vivemos atualmente? Isso influencia o brincar? A maioria das crianças hoje em dia, já manipulam gadgets antes mesmo de completar o seu primeiro ano de vida e é inegável que as formas de brincar sofrem influências destas novas tecnologias. Mas se perguntarmos para uma criança qual a sua brincadeira preferida, provavelmente ela responderá: "pega pega" ou "esconde esconde". A criança adaptada aos avanços tecnológicos se relaciona muito bem com todos estes aparelhos disponíveis como tablets e celulares, mas é fundamental ela brincar e utilizar o corpo, porque a expressão corporal faz parte do desenvolvimento da criança e esta necessidade está em seu DNA. 

Infelizmente toda essa tecnologia é fascinante e as vezes nos hipnotiza. Nós mesmos, deixamos de fazer coisas que antes dávamos muito valor como ler um livro ou praticar a jardinagem, para estar no mundo virtual, e provavelmente neste momento, as crianças ao redor também estejam conectadas a algum aparelho eletrônico. No entanto há uma preocupação em não perder o elo com o que nos faz ancestralmente humanos, nosso corpo em movimento e em relações sociais. 

Nós recebemos muitos pedidos de animação com foco em brincadeiras e expressar esta necessidade tem se tornado cada vez mais frequente. Os pais querem que as crianças tenham a experiência de brincar ao ar livre, se molhar, se sujar e transpirar. É fascinante ver as crianças vibrando, seus olhos brilham e quando perguntamos o que elas mais gostaram durante a festa, elas respondem cheias de entusiasmo: "O que eu mais gostei foram as brincadeiras!" 

Não existe nada mais gratificante que fazer uma criança feliz!  

Foto: Patricia Canalle

Foto: Fernando Tanaka

Foto: Monica Rivarolli 

Foto: Monica Rivarolli 

Foto: Monica Rivarolli 


Redação de Rebeca Menegazzo Matiazi
Palhaça e Recreadora

Animação, Recreação e Entretenimento Infantil
Contatos: (44) 99846-1543 (fone e whatsapp com Rebeca)
Instagram: @pirucadevagalume
www.facebook.com/pirucanacabeca
Youtube: Piruca de Vagalume

Nenhum comentário:

Postar um comentário